sábado, 11 de fevereiro de 2012

A dura realidade deles...

Hoje com a falta de luz, e com a única amiga presente, a Anastácia, começámos a falar de dificuldades...
Ela já tinha-me contado que o antigo patrão maltratava-a, e que depois não lhe pagava, fiquei chocada com tal situação.
Hoje, ao conversámos, perguntei o que normalmente comprava para casa dela. E ela disse isto (preparem-se)..."Ganho 2000meticais, compro 700mt de Arroz, pago água 200, pago luz 100, compro sal, açucar, farinha, pão e fico com 500mt para o resto da comida"... "não compro carne porque 160mt para gastar num dia é muito para mim"
"compro folhas de abóbora e de mandioca e cozinho"..."quando tenho 5mt compro ovos.."

E disse: "a menina trata-me como gente, deixa-me comer da sua comida, não de dá restos de três dias.."
(eu já com coração apertado)

E para mudar o rumo à conversa perguntei pelo filho. no qual responde-me "quero que ele vá para o internato estudar até o 12ºano e depois fazer faculdade sem parar, vou juntar os 500mt por mês para ele conseguir..."
(ao ouvir tal coisa, pensei para comigo, como é possivel ela pensar na educação sem ter comida?!)

Terminei a conversa com "Anastácia, se eu voltar para Portugal, faço uma encomenda com tudo o que ele precisa para os estudos, se ficar cá, eu pago-lhe o material..."
(ela ficou incrédula com tal ajuda)
Se pudesse fazia-lhe uma conta, só para poder depositar 30€ todos os meses...havia logo uma alteração na qualidade na vida dela.

3 comentários:

  1. pois, eu apradinhei uma criança em moçambique, com apenas 30 euros ou 40 não me recordo, paguei um ano lectivo inteiro da criança. há coisas que dão que pensar.

    faz isso, ela iria ficar agradecida para a vida!

    ResponderEliminar
  2. Eu... dinheiro não dou, mas em géneros não me importo de ajudar... Ouvimos falar de necessidade, e de gente com privaçaõ, mas acredito que "viver" de perto com o problema de alguém, vê-lo ser bem mais real, deve dar um aperto no coração...

    Em géneros, se precisares de algo avisa, por pouco que seja, pode fazer a diferença...

    ResponderEliminar
  3. Sandra, agradeço, mas os correios daqui são tão maus que demorariam mais de um mês a receber a comida, no entanto agradeço a disponibilidade.

    ResponderEliminar