quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Coisas deles...

Como já disse, aqui tudo é diferente. Mas o mais distinto, são mesmo as pessoas. São meigas, sorriem, e preocupam-se connosco. Estamos habituados em Portugal, não haver o mínimo de sensibilidade, ninguém olha para o outro com preocupação e há sempre uma falta de civismo presente e latente em todos. Penso mesmo que cada vez mais somos mais bichos. Aqui não, é diferente. Ainda ontem a empregada cá de casa, ao ver-me a apanhar uma molha disse “menina, tu és frágil, vais apanhar gripe e febres e ficas muito doente”…com uma preocupação extrema de mãe. Coisa que só as mães têm com os seus próprios filhos, sim, porque se for dos outros não vejo ninguém a ter algum sentimento.
Outro senhor que trabalha aqui, ao ver que ia passear sozinha, perguntou se não tinha medo de me perder, e para lhe ligar no caso de algo não corresse bem. São disponíveis, têm tempo para serem humanos, ainda se preocupam com o próximo.
Isto claro, tudo tem a sua adaptação, aqui eu sou demasiadamente acelerada, falo muito rápido e passo o tempo a repetir. Há coisas aqui que é normal, como terem trabalho para fazer, mas vão descansar a sua sesta, coisas que em Portugal levariam no mínimo a uma revolta tremenda, daquelas que choca a maioria das pessoas. Mas aqui não, tenho de ser eu a andar com os tempos deles, que é devagar ou parado, e tentar não stressar com a calma do país. Afinal estou em África, e tudo isto é assim!!!

1 comentário: