quarta-feira, 10 de abril de 2013

Nessa a Gourmet

Inspirada pelos múltiplos blog de boas cozinheiras, decidi tirar algumas receitas fáceis para fazer.
Aqui há de tudo (ao contrário do que se pensa), o problema são mesmo os preços das coisas mais "exóticas", como queijo flamengo, e queijo brie, algum tipo de peixe, a carne, fiambre de porco entre outros

Para amanhã tenho marcado um encontro no supermercado para conseguir fazer algumas das receitas.

(bruschetta com tomate, feita por mim, ein?!)


12 comentários:

  1. Quanto aos preços aprendi que não vale à pena fazer o câmbio para o euro... em compensação podes usar marisco até te fartares!!! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. Mas a minha veia de forreta está sempre a disparar quando vou aos supermercados.
      Compro peixe e marisco na cave da 25 de setembro. Penso que a qualidade é boa, e preços acessiveis. Agora a carne?! É uma pequena fortuna e nem sempre boa, e agora compro sempre no vosso.

      Quanto a comer marisco, bom o meu ácido úrico ainda se queixa da visita ao Tofo.
      Se souberes sitios bons para avisa, e claro, sempre a preços bonitos de se ver.

      Eliminar
    2. Peixe compro noutra peixaria na Josina Machel, logo a seguir ao cruzamento com a Karl Marx ou então no Talho Polana quando me apetece pescada ou salmão. Atum, o meu tio pesca e traz-me. :-)
      Marisco vem do Tofo porque o meu pai tem lá uma casa e quando vai de fim-de-semana, manda-me remessas periódicas.
      Carne picada, filetes inteiros, frangos não congelados, peitos de frango não congelados, costeletas de borrego compro no Spar em Nelspruit. Tem outro talho em Nelspruit muito bom e quando tenho tempo passo lá. É na Ferreira Street, a subir, antes de chegar à primeira rotunda tem uma bomba de gasolina à esquerda. Tem de tudo com óptima qualidade. Caso não vá à Nelspruit, também compro a carne no Vosso.

      Eliminar
    3. Faço a excursão mensal a Nelspruit, mas nunca comprei la carne. VOu fazer isso na próxima.
      Não sabia que tinhamos salmão, já tinha andado à procura, mas agora vou lá ver no polana. Frangos compro caseiros, e normalmente só compro carne de vaca. Deixei de ter carne de porco desde que vim para cá viver.
      Sim, de facto o marisco do Tofo, para alem de ser mais fresco, é bem ais acessivel.
      Obrigada pelas dicas.

      Os queijos é que não dá para fechar os olhos, na fortuna. Hoje fiz bacalhau, enviado pelos pais, porque aqui é uma verdadeira fortuna.

      Eliminar
  2. Eu acho que compensa, e bem, dar um saltinho a Nelspruit. Pareço uma miúda piquena na secção dos queijos...
    Prefiro ir lá as compras de supermercado, de 2 em 2 semanas.

    http://ocaldeiraoeacolherdepau.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu faço as compras mensais lá, e trago mesmo muita coisa. Até geleira levo. Mesmo À parola...
      Os queijos, azeite e coisas assim portuguesas não há lá, ou há?! Conta-me tudo.
      Hoje armei-me em gourmet, fui fazer as compras, para as próximas receitas e tumba 2mil mts...e calma, comprei especiarias, massa, natas, broculos, 3 sumos, sal, azeite, e um iogurte...malditos preços.

      Eliminar
    2. Ui! 2 mil?! Bem, posso dizer desde que passei a fazer as compras em Nelspruit a conta do supermercado desceu para um terço. E trago coisas que nunca se encontram em Maputo.
      Queijos e azeite há lá com fartura e com imensa variedade (até mais que em Portugal!). Queijos são mais baratos, enquanto que uma garrafa de Oliveira da Serra chega aos 60 rand e às vezes esgota. Enchidos e fiambres não costumo comprar, mas imagino que lá exista. Têm zonas de frescos muito completas. Especiarias tens um corredor inteiro! Peixe é que não há muito.
      Eu costumo ir ao Pick n Pay do Ylanga e ao Woolworths do Crossing, mas aquilo tem imensos supermercados: se calhar até existem melhores opções.
      Eu acho que compensa a viagem e passar a fronteira. Há um mês demorei 4 horas na fila do guichet da África do Sul.... :( E aproveito e vou almoçar ao sushi de lá que é delicioso (Mediterranean qualquer coisa, no Riverside e no Ylanga).

      Eliminar
    3. Cristina,

      como sou a rainha dos preços. Sim, eu decoro os preços todos de vários supermercados. Aqui e lá em Nels. Sei que o Spar é onde consegues os melhores preços, e ainda podes fazer um cartão onde tens desconto sobre as compras. Vou fazer o tal cartão este mes.
      Vou à Malkro, e fui ao PnP lá e os preços dos PnP são mais baratos em média. Mas penso que o Spar, é o mais barato. Há um Spar pelos lados do Mcdonalds de Nels.

      Crossing, esse nunca fui. Mais um para visitar.

      Eliminar
    4. O Crossing é um daqueles centros comerciais a céu aberto, onde as lojas estão viradas para o parque de estacionamento. Tem um Woolworths, um Spar, uma Mopani... Mas não consigo explicar onde é que é porque eu perco-me sempre em Nelspruit, sou sempre levada.
      Eu agora estou habituada ao Pick'n Pay, vou lá sempre, mas da próxima experimento o Spar.

      Eliminar
  3. Eu gosto do spar do crossing. Não é muito grande e como vou lá há anos sei onde fica tudo e faço as compras em meia hora.
    Ao chegares a Nelspruit, no cruzamento com a R40, viras à direita e no cruzamento seguinte à esquerda, nem precisas parar no semáforo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da próxima, que deve ser no final do mes. vou tentar, se encontrar esse. Eu faço compras na makro, depois vou ao riverside, e acabo o dia no i´langa. de lingua de fora. quando passamos lá o fds, é tudo redistribuido. mas claro. fica mais caro. Agora vou aderir ao Spar, que com a analise de preços é o mais barato.
      E olha, filetes, daqueles branquinhosm sem pelo e espinhas, onde consigo ter aqui? Nem precisa de ser grandes, apenas limpos, sabes onde?

      Eliminar
  4. No Talho Polana. De Kingklip ou pescada.

    ResponderEliminar