quinta-feira, 11 de abril de 2013

Dia mundial de Parkinson

Infelizmente, o meu pai sofre de Parkinson.

A doença foi detectada há mais ou menos 2 anos, e ao contrário do que nos disseram, evoluiu rapidamente.
Apesar de o meu pai, estar bem medicado e apoiado, no inicio não foi assim, tivemos que fazer tudo particularmente, em exames e consultas para podermos entrar no serviço nacional de saúde já com o diagnostico feito. Algo que custou uma fortuna aos meus pais.
Quanto à família  acho que não somos devidamente informados, nem ajudados. Quando ouvimos a palavra Parkinson, ficamos assustados, e pensamos logo na falta de qualidade que uma pessoa pode ter.
O meu pai, tem dificuldade a andar e no equilíbrio  Se custa vê lo assim?! Claro, ver que o meu pai, que está a perder uma das faculdades, e que mais tarde ou mais cedo perderá o andar, é algo que sempre custará ver aos olhos de uma filha. Mas garanto, que em casa, o meu pai não é tratado como doente. E, eu faço questão de ser prática. E tanto eu, como as meninas (sem contar com a minha mãe e irmão), falamos com naturalidade, e tentamos aprender com a doença.
Não pode ir ao hospital de carro, vai de táxi ou Bus.  Não pode andar muito, anda pouco. Não se equilibra, é ter uma bengala. O que interessa é que o meu pai, continue a gostar de viver. E ele gosta, gosta muito. 
Gosta tanto que veio para cá, tentou fazer a vida o mais normal possível e assim que chegou a Portugal, foi uma semana para o seu Gerês.

Por isso, é viver, e aproveitar enquanto cá estamos.

E paizix, tu sabes, mas nunca é demais dizer. Adoro-te.







Sem comentários:

Enviar um comentário