sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Aos não dadores

Sou dadora há cerca de 10 anos e sempre tentei trazer mais gente para este grupo. Ser dador, não é mais que pensar um pouco nos outros,  um acto generoso sem nada em troca.
Hoje, há cada vez mais escassez de sangue, porque a quantidade de sangue dada, é inferior à necessitada.
Por isso, quando ouço frases como "nunca tenho tempo para lá ir" ou "tenho medo de agulhas", tenho vontade de dizer só isto "quando o teu filho precisar, pode ser que não tenha sangue pelo mesmo motivo", ou ainda melhor "O teu familiar morreu porque as pessoas não têm tempo para dar sangue."
Sei que pode chocar, mas se sentiram que fui injusta nas palavras, é porque de facto, vocês são essas pessoas que não merecem uma unidade de sangue dada por nós. Porque eu já dei para mim, e para a minha família, mas se todos déssemos, haveria mais para os que precisam de sangue regularmente
Quanto ouço a dizer que se tornaram dadores de medula porque o filho deles também precisou, penso sempre, e os filhos dos outros não te preocuparam? E depois há as campanhas, que eles próprios nunca aderiam antes da doença próxima, e que agora condenam quem não de disponibiliza para também doar o que eles há uns meses nem ligavam.
Eu tenho medo de sangue, e posso dizer que todas a unidades de sangue em que já fui, apanhei sempre equipas super compreensivas e até saio de lá, com medo, mas sempre sem ver o meu sangue e afins.
Poderia alongar-me neste tema, mas penso que fui clara. Se não fazem pelas pessoas que precisam, façam para mostrar que são bons pais, irmãos e filhos, porque o exemplo vem de todos.


Dêem o exemplo, em vez de tirarem fotos com pezinhos na água e a beber caipirinhas em locais in, tirem fotos a doar sangue...

Sem comentários:

Enviar um comentário