quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A pessoa inculta que há em mim

Saiu no expresso os 50 livros que devemos ler.
Não me considero a pessoa mais inculta do mundo, e até acho que sou bastante informada, não leio os livros de Top, muito menos os livros da moda, tenho ódios literários como Paulo Coelho e Margarida Rebelo Pinto. Não simpatizo com Saramago. Mas adoro Sophia de Melo Breyner, Garrett e Lobo Antunes. É com grande tristeza que segundo o expresso, eu só li 8 livros do que eles consideram "leitura obrigatória". É certo que já li outros livros dos autores que eles mencionam lá, mas será que conta? Assim passo de inculta, para uma leitora de baixo calibre.
Mais triste ainda, o meu pai, que é a pessoa que eu conheço mais inteligente e que lê mais, e acredito que ele não leu nem metade da lista.
É bonito dizer que se lê Levtolstói, Kafka, Voltaire, Dostoievski entre outros, mas uma coisa é ler, outra é perceber...

Vou agora continuar a ler o meu África minha, e pensar na minha incultura literária...

Sem comentários:

Enviar um comentário