terça-feira, 3 de março de 2015

E o que tenho a dizer das reportagem da TVI

Que a minha Marta Mocito estava mesmo muito bem. E que se notou a sinceridade do que ela falou, com uma realidade que eu vivi de perto com ela.

Pena é não falarem dos portugueses que estão em grandes dificuldades, os que ganham cerca de 800 euro cá e sem casa. Que muitos aceitam esta mudança porque estavam na miséria e sem emprego (eu incluida).

Gostei das imagens, assim tradicionais, assim meio mato. Gostei mesmo muito.
Deviam também ter falado do que realmente se passa, nem tudo é rosas, nem tudo é sol, nem tudo é praia.
Falemos dos Dires e das recusas que agora tem aparecido, falemos das inúmeras situações de portugueses sem dinheiro para regressar, falemos de portugueses que estão cá com duplas familías, falemos dos altos custos de viver cá, falemos dos problemas com a policia, falemos dos custos de saúde que alguns já tiveram.

Mostrar o hotel Cardoso e depois pescadores  a atirar redes não é de todo a realidade portuguesa.

Mostraram a escola portuguesa, um luxo, é verdade, com tudo o que é português, mas pagamos como privada. Ao contrário de outras escolas de governos, onde é gratuita se o aluno comprovar que  a nacionalidade é a mesma da escola (exemplo, escola francesa).

Mas pronto, é uma reportagem, e acredita quem quer.
A coisa boa, é que assim podem ver que não vivemos em grutas, que temos água, e carros, e escolas e que até conseguimos ter bancos. E sim temos cá tudo, não precisamos de ir à Àfrica do Sul, vamos porque é consideravelmente mais barato.

Estou feliz de se terem lembrado destes emigrantes, normalmente tão esquecidos. Gostei de ter visto este país onde moro, gostei de reconhecer algumas pessoas na reportagem e gostei de me rir ao ver que algumas pessoas mentem com tantos dentes têm na boca...mas olha, 5 minutos de fama já ninguém lhes tira.


Obrigado por se terem lembrado dos emigrantes em Moçambique!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário