quinta-feira, 5 de julho de 2012

O Relvas e a sua licenciatura

Choca-me estes múltiplos casos de falsas licenciaturas. Tirei um curso, custou-me caro, estudei para poder passar, chumbei quando não estava preparada e posso dizer que tenho um curso numa das melhores Universidades da Europa. Se soubesse o que sei hoje, iria tirar algo que me desse um futuro melhor e mais estável, mas na altura fui à procura do sonho, à procura de uma irrealidade que só percebi no fim do curso. Mas pronto, tirei e andei para a frente.
Acho piada estes falsos cursos, porque em Portugal, ainda somos um país com demasiados analfabetos, e que se acha que por ter um curso, passamos logo a ter outro estatuto. Somos por isso um país de licenciados, muitas vezes de falsos licenciados, e muitos com cursos por acabar, mas que assumem que já terminaram os estudos. Continuo a dizer que, alguém que não acabou o curso, tem simplesmente o 12ºano nas suas habilitações. Para mim, não é melhor, nem pior, é a sua capacidade de aprender e de trabalhar que vai provar se tem ou não qualidade para estar num posto.
Não entendo a necessidade de haver licenciados no governo, para fazer o que eles fazem, até um senhor que nunca andou na escola, que não seja trabalhador, e que goste de enganar consegue fazer com uma perna às costas. Agora, tentar melhorar o país, ser sincero, integro, e perceber a sua função, para isso não é preciso ter muitos estudos.
Por isso Senhor Relvas, o melhor é assumir que não tem estudos, que não nos vai surpreender, e todos já sabemos que nos vai roubar como no passado.
E quanto a mim, se soubesse, não teria acabado o 12º ano, tinha esperado para ter 23 anos, entrava na Universidade com AD HOC, e depois desistia e assumia que era licenciada. Isso sim, era futuro, são as facilidades do nosso país, e as injustiças para quem estudou de verdade, e os outros....

Sem comentários:

Enviar um comentário