segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A tradição já não é o que era

- Para mim o período do Natal, inicia-se a dia 1 de Dezembro e termina no dia de Reis  Hoje vejo fotos de todos a exibirem as árvores em Novembro.
- Para mim era ter uma árvore natural, agora tenho (vou ter) uma artificial ranhosa.
- A árvore teria de ser bem grande e com a decoração mais pirosa possível  e todos os anos batíamos o record de piroseira familiar. A nossa árvore passou a ter cores a condizer com o resto dos acessórios.
- Era abrir as prendas a dia 27 de Dezembro, porque era o dia em que chegávamos da Serra da Estrela e onde tínhamos passado o Natal numa pensão bem rasca, mas onde tínhamos todo o conforto, o braseiro  o madeireiro, e a neve. Agora abrimos na noite de 24, e passo o dia 25 de pijama.
-Passávamos com um Inverno, agora é passado num verão.
- Deixei de fazer listas de pedidos de prendas, para ter apenas pedidos de viagens. 
- Deixei de fazer listas de compras, e passar a comprar a partir de Junho, para não ter a paranóia das compras, e agora nem compro uma única prenda.

O único elemento que nunca muda é a família, assim pequena, duma maneira que eu gosto. Sem confusões, sem chatices, sem grandes grupos, para mim Natal é isso, sossego e pijama.


Adenda: E o mémé????!!! O Mémé, esteve em todos os Natais, sempre, esse nunca faltou, por isso é que esta lascado, e tem aspecto de ter sido achado no lixo. E este ano irá passar sozinho, em cima da lareira, abandonado. Mas para Janeiro já cá estará para voltar a pertencer à família. 

1 comentário: