quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

E tu, o que fazes à roupa do Gus?

Dou tudo.

Da última fornada, dei a um senhor que me tinha pedido. Com essa roupa, dividiu-se e deu para 2 bebés e para uma instituição no Bilene.

É verdade. Não guardo uma roupa, para "filhos futuros". Guardei até agora uns 4 conjuntos, para ficar de recordação. O resto dou tudo.

De facto faz-me muita confusão pessoas que guardam roupa. Faz-me ainda mais confusão pessoas que não vão ter mais filhos e que mesmo assim guardam a roupa. É aquilo que sempre digo, ser solidário vem de casa, vem de vermos os exemplos em casa.

Um grande exemplo é o Ar. Não foi habituado. É capaz de ter calças que não usa há anos e mesmo assim não as dá. Quer dizer, não as dava, porque a equipa da "roupa não usada" entra em acção e tudo é entregue. Não digo isto como critica. Vejo que a minha sogra faz o mesmo. Não usa, não dá, não entrega a ninguém, mesmo quando a roupa lhe enche os armários, sempre com a mesma desculpa "a roupa é boa"...
Quem não é habituado a não entrar nestas campanhas, nem se dá como voluntário nestas causas. Olha para o lado, assobia e pensa sempre "lá está ela a tentar mudar o mundo".

Já disse aqui que acredito que todos podemos fazer a diferença.
Irrita-me quando ouço pessoas a dizem "não gostas desta comida? as crianças em África não têm e faziam uma festa com isto". É verdade, a grande maioria em África não tem a quantidade, nem a qualidade de comida que temos. Mas, não é com estes exemplos que se deve crescer. Devemos mostrar a nossa realidade. As Crianças de África são muito distantes. Mostrem outras realidades, mostrem pobreza. Atenção, se pobre não é andar com roupas feias. Pobre é não comer, é não ter um pão por dia, isso sim é pobreza.

Dar algo sem ter nada em troca. Ensinar solidariedade, Mostrar que hoje damos, amanhã podem dar-nos é o meu ideal de educação. Tenciono passar isso para o Gus. Se há algo que me orgulho é ser assim, solidária, com capacidade de mover sempre alguém a entrar nas minhas doideiras de ajudar alguém, nem que seja uma familia, nem que seja uma pessoa, nem que seja uma escola. Sou assim, e olhando bem para o meu fundo, não sou eu que estou errada, são os outros!

Sem comentários:

Enviar um comentário