segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

2 anos de Gustavo

Entraste na minha vida, em modo dramático, violento, frágil, feio, cabeludo,com cara de grão de bico, vermelho e magro.
Não te pude alimentar nem tocar-te por 3 dias, eras sensivel demais para mim. Disseram-nos que havia chances de não resistires, e eu fiquei ali sozinha, a pior sensação de todas. Ao fim de 2 dias mostraste-nos a força que tens, deste uma lição a todos, e saiste do perigo e iniciámos contigo toda a montanha russa que é ter um bébé nas nossas vidas.

Devagarinho, que sabes como é a tua mãe, soubeste marcar o teu espaço. Soubeste parar de chorar quando eu te pegava, mostraste-me o teu sorriso timido e o meu amor começou a crescer. Soubeste conquistar-me sem impor a tua presença, soubeste desde o inicio o tipo de Mãe que seria. Mostraste-me como eu poderia amar mais um ser, sem que tivesse que substituir as meninas. Ensinaste-me isso, o amor multiplica-se, não se divide. Fizeste isso com a nossa familia toda, as meninas adoram-te, eu vejo isso, elas deixaram entrar no nosso mundo restrito e exclusivo a nós as 3 e passámos a ser 4, como se fizesses falta ao nosso grupo. Sabes como sei que elas te amam? A Nana mostra o melhor dela a ti, ensina-te a dar abracinhos e beijinhos e a brincar, e a Carolina tem paciencia para ti (ela que gosta de estar sossegada), brinca, dá-te banho e preocupa-se contigo.

És o filho perfeito. És mesmo! Um filho à minha imagem, com feitio torto, com um sorriso maravilhoso, brincalhão, e um miúdo que alinha em tudo connosco. Um menino que nunca está doente, que gosta de brincar no parque, meigo, que gosta de beijos, que sorri sempre que me vê. Que não gosta de dar a mão, nem de receber ajuda para descer as escadas. Um filho que se agarra a mim quando estou a chorar porque não percebe o que se passa comigo.

Amo-te todos os dias, és o meu foco para continuar aqui e para que consiga ser uma melhor pessoa. Contigo aprendi a ser menos controladora, deixar andar, não planear tudo. Por ti mudei. Por ti aprendi a dar prioridades a outras coisas, por ti fiquei mais forte, por ti tornei-me mulher.

Tento educar-te, como fui educada e como as meninas ainda o são, com os pés bem assentes na terra, rigida, e com noção que há um mundo lá fora que não é perfeito. Aqui consegues ver isso, mas consegues ser muito mais que isso, vi isso quando a semana passada entraste na campanha e deste o saco de arroz ao senhor que não conhecias, e que sei que não entendeste nada. É assim que se começa, para um mundo melhor, é a nossa frase lá em casa, e espero que tu sejas de facto uma boa pessoa. Tento mostrar-te a realidade das coisas, com poucos brinquedos, com muitas viagens e muitos passeios, com muita coisa para experienciares. É assim que acredito numa boa educação. Não estás num colegio de elite, estás num colegio do povo (como gosto de chamar), é assim que se cresce, na realidade e não numa redoma. Só te falta aqui uma coisa muito importante, a tua familia, sei que essa parte é crucial para nós e que será uma grande falha para ti. Não imaginas o orgulho que tive quando fomos ao Kruger, e à minha imagem ficaste mais de 10 minutos a olhar para os animais, a contempla-los, no silencio, os dois, ali senti que estava no caminho certo para seres um ser bem formado. Não imaginas o orgulho que tenho quando vejo que partilhas os teus brinquedos, e que dás cumprimentos a todos na rua....

Fazes hoje 2 anos, tornaste-te bonito, com olhos e pestanas grandes e umas orelhas saidas. És divertido, falas em modo ucraniano com entoação, adoras os teus cães, e os teus carros, adoras água e fruta, e o teu melhor fim de semana é ires à piscina. Gostas de ver o Rato Renato, o Ruca e adoras música. És o filho perfeito e eu tenho a sorte de te ter. Enches-me de orgulho quando ouço as pessoas a elogiarem-te.

Disto tudo, o que mais adoro em ti é quanto me chamas "Mãe", ser tua mãe é o meu maior orgulho, porque só tu poderias ser meu filho. Ouvir "Mãe", com a tua vozinha meiga é a coisa que mais me faz derreter.

Muitos parabéns Gustavo!!

(e como ouves sempre que te vou deitar, amo-te)


Sem comentários:

Enviar um comentário