segunda-feira, 21 de julho de 2014

Realidades diferentes

Estava na conversa com a Dina, e o tema era comparar a realidade o baby Gus, com os bebés em Portugal. E da simplicidade das coisas que ele tem, a roupa apenas necessária, e de apenas 3 brinquedos...

E diz-me

"Sabes, ontem fui ao hospital despedir-me do filho da minha concunhada (mulher do irmão do marido dela), o bébé morreu"

Engoli a seco e digo-lhe

"Então? Foi o quê?" (aqui a mortalidade é muito alta e muitos bebés morrem por doenças fáceis de curar como um gripe)...

E ela diz "de subnutrição. O que é isso?"

Eu chocada. Subnutrição?! Aqui em Maputo? Quer dizer que o bebé não comia bem.

Ela com voz triste "Sim, tinha um ano e meio e naquela casa não se come bem, deixou de andar em Março"

Eu já com um nó digo "oh Dina, mas então, quantos filhos têm? (3) E digo-lhe, e não achas que era melhor não ter mais filhos? Ter apenas 1 e poder alimentá-lo?"...

A Dina com a maior das inocências diz "Mas senhora, um filho dá sorte! "

Sem comentários:

Enviar um comentário