segunda-feira, 2 de maio de 2016

Sr Presidente, porquê que eu sou uma emigrante de segunda?

Sr Presidente,

escrevo-lhe este simples texto, na esperança que alguém o leia e que tenha algum eco, e quem sabe, o Sr o leia e que até possa fazer algumas mudanças.
Sou um emigrante portuguesa, sim emigrante, não expatriada como tantos aqui se auto-intitulam. Sou emigrante e vivo em Moçambique há mais de 4 anos.
Escrevo-lhe, porque é com grande tristeza, para não dizer um drama, que sinto, que a nossa embaixada/ consulado nunca me convidou para nenhuma festa. Nem uma, nem uma com rissóis. Nada. E digo-lhe, fiz questão de estar inscrita no nosso consulado, para que eu seja mais um número estatistico (penso que seja apenas essa a função). É com pena Sr Presidente, que eu, uma portuguesa, que até a CNN já tenha dado mérito ao meu trabalho, e o nosso consulado não. Sr Presidente, bem sei que não pertenço ao lobby do consulado. É verdade. Sou trabalhadora, não cravo rissóis, nem viagens, nem ando "à pala" dos carros do consulado, mas sou portuguesa, e sr Presidente, até trabalho numa empresa portuguesa, que ajuda a nossa balança comercial. Acho injusto, sr Presidente. Acho mesmo. Serei eu uma portuguesa de segunda?

Também admito que não votei em si (mesmo não gostando da sua cor politica, gosto de si), nem em nenhum, pelo simples facto de que para votar, temos que pagar os selos para que o nosso voto chegue a Portugal. Ora, pagando eu impostos em Portugal e não usufruindo qualquer dos nossos serviços, o senhor não acha que esta regra está errada? E digo-lhe já, o IMI está pela hora da morte....

Também lhe digo sr Presidente, o nosso centro de cultura Português, é uma verdadeira vergonha. Sem eventos (pelo menos públicos), e sem qualquer actividade de interesse. Volto a dizer, que se há, é mais uma vez para os amigos portugueses. Estando o nosso centro cultural na zona mais nobre da cidade, seria bonito iniciarem eventos para chamar pessoas, sigam o exemplo da francesa, brasileira, italiana e até a alemã. Já fui a todos menos aos portugueses, porque quando os há, são enfadonhos, snobs, com aquele ar "esta não pertence ao nosso grupo".

Já que estamos numa de lamentar o serviço consular em Moçambique, tenho a dizer que vivemos tempos de insegurança. E não recebemos qualquer informação pela parte do nosso consulado/ embaixada. Pergunto, para que serve então este consulado?

Agora diga-me sr Presidente, quais os requisitos necessários para receber esse tão desejado convite?!


Sem mais,
agradeço desde já a sua disponibilidade. 
Divirta-se por cá, que coma uma matapa, e que encontre gente verdadeiramente interessante.
Seja bem-vindo Sr Presidente.
Vanessa Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário