sexta-feira, 27 de maio de 2016

Quando as pessoas olham para o lado

Ontem iniciei a minha/nossa maior campanha de ajuda para com crianças.
Quem me conhece de Portugal, já sabe que isto não é novo, já sabem que ando sempre metida nestas andanças. Esses (Como os Catelas), já nem refilam, e tentam ajudar no que podem e trazer mais gente para que sejamos muitos.
Acredito nisto, o pouco de cada um torna-se muito. E se este ano temos 270 crianças, ficam já a saber que ainda ontem pediram para mais 45. É verdade, ajudar 270 crianças é apenas uma gota num oceano. Mas, temos de ver na perspectiva de ajudarmos no que podemos é já um um momento muito positivo na vida deles e na nossa.

O que me irrita é o olhar para o lado. A falta de noção que todos podemos ajudar. É bonito ler que alguém está a ajudar e pensar "lá está ela, a tentar mudar o mundo, a parva". É bonito termos empregadas, escola, sapatos, comida...é maravilhoso. Ainda é mais bonito ouvir-se à mesa "os meninos de África não têm comida, e tu a estragares", é bonito. Na minha casa, não se fala assim, nunca se falou. Sempre soubemos que há pessoas com mais, e pessoas com menos. E se pudermos ajudamos os que têm menos. Vivendo agora com a realidade africana, jamais direi tal frase. Sem dúvida que o Gus é um menino priviligiado comparando com os de Moçambique, mas comparando com os de Portugal, é considerado um pobre coitado, com roupa usada e brinquedos limitados. 
É assim que considero uma boa educação, ser realista. Aos que olham para o lado quando faço estas campanhas, não tenham ilusões, a miséria pode bater à vossa porta, e nessa altura espero que tenham pessoas como eu. É verdade, desculpem a brutalidade, mas é o que eu sinto. Saber que temos cá um grupo enorme de portugueses e que sairam do meu pais para fugir ao desemprego (e tudo o que isso acarreta) e que agora dizem à boca cheia "nãoooo, eu tinha um magnifico emprego em Portugal, vim para aqui para ter uma nova experiencia".... é viver uma mentira, uma hipocrisia. e isso senhores, dá cabo do meu sistema.

É mesmo, ando de um lado para o outro a pedinchar arroz, batatas, sapatos e afins. Ando, sem qualquer problema. Acredito que é assim que podemos deixar a nossa marca aqui.
Por isso, é favor olhar de frente para este pedido de ajuda tremendo. 270 Crianças que merecem ter um dia especial, porque afinal a diferença delas é não terem ninguém que as proteja!

Sem comentários:

Enviar um comentário