quarta-feira, 8 de maio de 2013

O porque do meu nome

Sempre que penso no meu nome, tenho uma revolta com a minha mãe. Tenho uma teoria que as mães não deveriam escolher os nomes depois de nascermos. Estão assim meias doidas, meias eufóricas, meias drogadas, etc.
Quando ouço a história de como foi escolher o meu nome, até acho bonita. O meu irmão queria um Bruno Alexandre(em homenagem ao melhor amigo da altura). O meu pai queria Andreia Doria (um barco que se afundou ao estilo dramático do titanic), diz ele que gosta no nome assim.
Depois, a minha mãe a minha mãe decidiu por Vanessa. Tendo as escolhas, nem é mau. Agora vem a parte má. o segundo nome, aquele que só é usado pela minha mãe quando está chateada. Decidiram Vanessa Catarina, em homenagem à Catarina Eufémia (ainda bem que não era perpétua...). Mas não sei como fiquei Alexandra, era o nome que o meu irmão queria, e já tinha a minha outra irmã com o segundo nome de Alexandra.
Assim fiquei Vanessa Alexandra.
E que é Vanessa?! Uma borboleta.


Continuo a não gostar do meu nome. Não gosto. Mas que saber que é uma espécie de borboleta, anima a coisa. Nunca gostei que gozassem com o meu nome, assim como nunca gozo com nome de ninguém  Sou Vanessa, e pronto, peçam às mães para não escolherem os nomes à nascença.

Agora ter esta história toda e ter a minha mãe que me chama sempre de João. E sim, o nome do meu irmão é João, e sabemos distinguir qual o João que está a ser chamado. 

4 comentários:

  1. penso que a mãe Zé se inspirou, primeiro após ler as Viagens de Gulliver; nessa altura, porém, tinha mais em mente o nome de Esther (Alexandra); depois, perante o belíssimo retrato pintado por John Everett Millais, optou pelo pseudónimo; e assim foi baptizada a bela Vanessa (Alexandra..João)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que a mãe zé deveria estar com muitas drogas e por isso achou piada por-me este nome. Os nomes nunca devem ser escolhidos à nascença, senão ficam VANESSA ALEXANDRA...
      Mas a sua visão do meu nome é bem mais mágico....

      Eliminar
  2. apraz-me a sua visão da minha visão, não consequência de mera pesquisa 'googliana', mas porque, amante dos Renascentistas Raffaello Sanzio da Urbino, Michelangelo e Leonardo da Vinci, tive que 'dar uma espreitadela' à sala dos Pré Rafaelitas na 'Galleria degli Uffizi'; 'de pé atrás', confesso, mas fiquei de imediato rendida à beleza de Vanessa.

    Mas concordo consigo quanto à escolha dos nomes à nascença; a minha filhota Rita, nascida em 27 de abril de 74, jamais me perdoaria se eu tivesse cedido à tentação duma 'Maria Vitória' ou 'Maria Liberdade'

    ResponderEliminar
  3. ahhh, voltei apenas para comentar, aqui que ninguém nos ouve, que logo, nos 'Fados', a minha despesa será paga pela mãe Zé (em tempos de crise, qualquer 'servicinho' tem que ser recompensado

    ResponderEliminar