terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Um ano de Moçambique

E quem haveria de dizer que passado um ano estaria aqui para lembrar este dia?
Passou um ano, e em apenas um ano tudo mudou.

Vim para este país sem saber nada, sem ter o mínimo de conhecimento. Quando decidi mudar, tínhamos como objectivo uma melhoria de via, mas antes disso, saber se seriamos felizes aqui.
Num ano, posso dizer que sou feliz, tenho o que preciso, tenho trabalho e não estou sozinha. Para ser totalmente feliz, precisava de mais umas 10 pessoas, no meu pequeno universo de convívio.

E o que mudou num ano?
- Passei a ter uma casa alugada, não muito bonita e arranjada, mas que tentamos ao máximo que seja confortável e familiar.
- Viajo muito mais, conheci Tete, Nampula, Beira, Vilanculos, Chizavane, Tofo...
- Vou a Nelspruit como se fosse a uma grande cidade cosmopolita,
- Dou valor a pequenos prazeres, como ver o por do sol no Cardoso.
- Tenho vontade de chorar por pequenos gestos de novos amigos.
- Consegui tornar-me mais sociável. Se bem que continuo a não gostar de grandes convívios, confusões e afins.
- Dou um tremendo valor, a uma ida ao cinema.
- Quando como um bom pastel de nata, um bom bacalhau ou um queijo sinto uma felicidade tremenda.
- Consegui arranjar um trabalho, que para além de gostar, dão valor pelo que eu faço.
- Fomos assaltados já umas quatro vezes.
- Falar com amigos via Skype, Wp e assim torna tudo mais fácil, fazendo esquecer a distância e continuar a vida normalmente.
- Tive a visita dos meus pais, que deu para matar saudades e agora ainda fazem mais falta.


Vendo bem, não mudei muito num ano. A minha vida é que mudou. Tornei-me chorona, lamechas e muito mais nostálgica, tudo fruto da distância que tenho de todos.
Olhando para trás, foi a decisão mais acertada. Neste momento estaríamos em apuros com as despesas e com a minha falta de trabalho. 
Adoro viver cá, mesmo com todas as aventuras dos assaltos, da corrupção da policia, da falta de condições e das minhas constantes revoltas, o saldo tem sido positivo.

Sou feliz em moçambique, num ano posso dizer que a grande maioria dos dias foram de felicidade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário