quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Dois anos de Moçambique

Hoje faço dois anos que aqui estou.
O que mudou?
Penso que a minha maior mudança, foi o meu comportamento, consigo ser muito mais calma, rir-me com situações que jamais acharia piada, e penso mesmo que me tornei melhor pessoa.
Não mudei muito à minha sociabilidade, continuo com poucos amigos, e até digo que até tenho menos dos que deixei em Portugal (e que agora ainda são menos).
O trabalho cá continua, continuo a melhorar e a conseguir atingir os meus objectivos.
Em dois anos, mudei de casa, consegui juntar dinheiro, consegui montar uma casa, viajei muito (menos do que queria), conheci amigos, perdi alguns que considerava amigos, e aprendi o que é viver no estrangeiro. Viver no estrangeiro não é fácil, temos momentos mais duros e mais pesados, mas temos uma coisa que nunca teria em Portugal, uma família, não de sangue, mas daquela que escolhemos e que gostamos sem saber porquê. 
Sou feliz aqui, tenho os meus momentos negativos e maus, mas nunca pensei em desistir de cá. Gosto de viver aqui, e já o disse, Portugal já não me define. Serei sempre portuguesa, mas se tiver que voltar, acredito que teria que voltar a adaptar-me a muitas coisas que detesto na nossa sociedade.
Em dois anos ri muito mais do que chorei, e posso dizer que ri muito!

1 comentário:

  1. Vanessa, segui o seu conselho e estou a espreitar o seu blog. Li este seu texto e como compreendo as suas palavras.
    Nasci em Moçambique, mas já tenho mais anos de Portugal do que da minha terra. Quando aqui cheguei logo percebi que apesar de portuguesa havia muita "coisa" que não encaixava na minha maneira de viver, depois com o passar dos anos fui acalmando e parecia que me sentia melhor. Na realidade, apenas eu não queria ver e tão pouco queria sentir que não estava bem...hoje com tudo o que se tem passado, sinto de novo um enorme conflito dentro de mim, rir é coisa que dificilmente consigo fazer, acreditar neste país, muito menos e estou numa fase em que dia a dia sinto mais dificuldade em respirar.....cada vez penso mais na minha terra!

    ResponderEliminar