terça-feira, 29 de outubro de 2013

Uma tentativa de mudar de vida que se tornou um pesadelo

Há uns meses a M. (não irei colocar o seu nome), entrou em contacto comigo para lhe contar a minha aventura para Moçambique.
Sabia que ela iria tentar a mudança de vida, mas infelizmente ontem soube que não correu como se espera.

Segue o testemunho dela, para que todos possam abrir os olhos.

"É verdade, acabou por correr tudo mal mas início as coisas até correram bem, dentro das limitações que é Moçambique! 
 
Como tinha aí uma conhecida que já está aí há 3 anos e tem uma loja de roupa, foi a primeira a "dar-me a mão". Deste modo, iríamos entrar numa espécie de parceria com uma loja de calçado e outros.
O meu irmão trabalhava num banco e largou o emprego pra abraçar este projecto comigo, deste modo ele foi uma semana mais cedo pra Moçambique mais a minha mãe, onde ficaram instalados na casa dessa tal pessoa "amiga" até conseguirem alugar uma casa. Como já tínhamos feito algum trabalho de pesquisa nesse campo através da internet, não demoraram muito pra conseguirem uma. Já tínhamos planeado que eu iria uma semana depois já pra casa que tínhamos alugado. A casa ficava muito próxima ao Polana shopping.
Eu cheguei no dia 1 de agosto, quinta-feira, na sexta fizemos então a mudança pra casa nova.
Como é óbvio e como precisávamos de dinheiro pra nos movimentarmos nos primeiros tempos, pedimos a um senhor que conhecemos que está cá para nos trocar euros por medicais uma quantia ainda avulta de dinheiro. Como ainda não tínhamos o Dire não pudemos abrir conta nos banco e ficamos com esse valor em mãos.
No primeiro dia que estamos na casa nova isto um sábado, tivemos de ir ao shoprite de manha fazer algumas compras e a tarde iríamos comprar uma tv visto que a casa não tinha, então essa nossa amiga emprestou nos o carro pra irmos ao Game comprar a tv... Quando estávamos no Game ligou nos o senhorio a dizer que um vizinho lhe tinha ligado a avisar que a porta de casa estava arrombada... 
Conclusão fomos assaltados, levaram nos desde portáteis máquinas fotográficas e a maior parte se não praticamente todo dinheiro que tínhamos... 
Foi um choque, pois tínhamos tudo bem escondido e só essa nossa tal amiga é que sabia.
 Depois disto, e tendo em conta que já tínhamos agendado tirar as fotografias para os Dires ainda ficamos mais uma semana pra deixarmos tudo tratado e voltamos para Portugal. 
 
Neste momento, relativamente a Moçambique não sabemos mesmo o que fazer uma vez que a parceria que iria fazer com essa tal pessoa ficou sem efeito pois desconfio seriamente dessa pessoa por vários motivos...

Realmente foi uma desilusão pelo que aconteceu, pelo o que realmente as pessoas são e pelo dinheiro que aí investi e que me roubaram sem ter qualquer retorno do mesmo.
 Antes de ir para Moçambique o tal senhor nosso amigo que nos trocou o dinheiro disse me uma coisa que me ficou na cabeça: os nossos amigos de cá (Portugal) não são os nossos amigos lá( Moçambique)... Agora percebo!!
 Como tive aí muito pouco tempo não conheci muitos portugueses, mas dos poucos que conheci chocou me imenso uma vez que aí o que se dá com uma mão, querem a dobrar com a outra.

 Foi assim a minha primeira tentativa falhada de Moçambique! 
Beijinho "

1 comentário:

  1. Sinto muito por tudo o que passastes .. Acredito em Karma , e acredito que tudo o que te foi roubado e toda a experiencia que infelizmente foi uma desilusao , te vai ser retribuida ainda a dobrar :)
    Muito cuidado com os supostos amigos , hoje em dia infelizmente em poucos podemos confiar..
    Muita forca e boas energias .

    ResponderEliminar