quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A crise, as noticias e as férias

Como me irrita as noticias que têm dado na tv. Ora eu explico.

Há a teoria que os parques de campismo "só" estão cheios à conta da crise. Então espantem-se, como campista digo que é mentira. Os parques de campismo sempre estiveram cheios, e digo mais, os parques mais caros nunca têm lugares em tempo de verão. Ser campista não é pobre, tentem fazer campismo e não comer enlatados e falaremos depois. Comprar peixe e carne fresca diariamente tem os seus custos. Se sai mais barato que um hotel, sim sai, mas como campista custa-me ouvir que só se vai agora para parques por causa da crise. É mentira. E digo mais, campista que é campista até vai para parque mais caros para termos melhores condições. 
Tentem também alugar uma caravana e vejam os preços.
Outra coisa, como campista permanente num parque temos custos fixos mensais de 200 euros, fora comida e extras. Por isso, caros jornalistas, filtrem a vossa formação. Outra coisa, comprem material de campismo vejam os preços.
Agora também digo, em Portugal dizer que se gosta de acampar, como eu, há logo um olhar de lado, de desprezo. Somos todos muito de imagem. Gosto de acampar, adoro. Se gosto dos wc públicos, detesto. Se gosto do cheiro a sardinha assada e do "é servido?", adoro. Se acho piada aos duches, sim acho. E digo que os parques onde vou, é tudo limpo. Se gosto da fila para lavar a louça, sim adoro e adoro as conversas que daí surgem.

E tenho o orgulho de dizer que tive a educação muito mais liberal, e que as minhas sobrinhas, graças à educação da mãe e da influencia dos meus pais seguem os mesmos passos. Somos campistas e temos orgulho.

Também digo que gosto de hotel, e este ano vou ter oportunidade de ir para um resort, não pelo luxo, mas pela promoção que consegui.

Outra teoria, é que, coitadinhos dos portugueses, este ano não vão de férias para o Algarve. Ir para o Algarve, sai caríssimo. E é normal as pessoas quererem ter umas férias de descanso, então mais vale ficar por casa e terem acesso às praias da costa ou da linha. Não percebo o drama. Ao menos deixámos de gastar o que não temos, será assim um problema?

E por fim, reportagens como "portugueses jogam futebol na praia para esquecer a crise". Acho ridículo estas frases e reportagens. Jogamos à bola, como sempre jogámos, e não há nenhum drama. São reportagens destas que criam o pânico, e parece que temos que ser uns tristes por estarmos endividados. Há coisas gratuitas e que devemos continuar a fazer, sorrir por enquanto de borla e vamos aproveitar esse gesto tão bonito. 

E tenho dito.

1 comentário:

  1. Adorava ter uma autocaravana e conhecer todos os cantinhos (uma road trip) de Portugal. Talvez um dia:)

    ResponderEliminar