segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

5 anos de Moçambique

É verdade, 5 anos!!
Estava eu há 5 anos a chegar a Maputo, 3 malas e muitas dúvidas sobre o meu futuro.
Fui recebida com um grande sorriso so Sr L, e onde na mesma hora me deu confiança.
Os dias foram passando, e a D. Z, e o Sr L foram sempre os meus ombros. Lembro-me muito bem de um dia estar perdida, triste, com vontade de desistir de tudo e vi a cara da D. Z, sempre forte, a comentar com o Sr L "a miúda não se está a aguentar"(ouvi baixinho, mas ouvi). O Sr L, sempre meigo e com o olhar atento chega perto de mim e diz isto "há dias que tens de olhar para o outro lado, e não desistir, chora e amanhã recomeças"... e assim o fiz. Aquela base familiar que tanto precisei, estava ali. À maneira deles, e à minha, soube aprender tudo o que tinham para me ensinar e soube voar. A minha gratidão para a familia L não tem fim (mesmo sem nunca o expressar, mas nunca esqueço o que fizeram por mim).
5 anos passaram, e esta cidade tornou-se minha. Maputo é a minha cidade. Demorei muito tempo a sentir isto. Hoje, com a capacidade de adaptação, com o crescimento e acima de tudo como me transformei, vivo feliz.
Estaria a mentir, se não penso em voltar. Penso! Penso, mas não é real. Portugal não me dá emprego, e possibilidade de crescer tanto pessoalmente como profissionalmente como aqui.
5 anos passaram e aprendi tanto. Olho para trás e vejo uma Vanessa diferente do que já fui. Mais brincalhona, menos exigente para com os outros, mas com as mesmas bases que sempre me definiram na amizade e no amor. Sou eu, mas com uma grande variante, viver em África.
 5 anos passaram e começo finalmente a sentir paz com a minha decisão de viver aqui.
5 anos passaram e consigo dizer que sou feliz, que tenho objectivos bem altos, e que a minha familia está aqui para ver os meus sucessos e fracassos (porque não?!).
5 anos depois consigo ter um grupo de amigos que me aceita como eu sou, que sabe respeitar o meu espaço e acima de tudo, que celebra todas as minhas conquistas como se fossem deles, e isso, só por si dá vontade de sorrir.


A todos os que estão desse lado, o meu muito obrigada...

Sem comentários:

Enviar um comentário