quarta-feira, 26 de março de 2014

As aventuras de tirar um BI

A nossa aventura de ter um bebé legal começou.

primeiro passo - registar. Está feito, depois de todos ficarem surpreendidos porque o registamos com apenas 3 semanas. O papel, não tem número, não tem nada, e serve apenas para comprovar que ele nasceu.

Segundo passo - BI. Tentar descobrir o edifício (onde todos fazem sinais com as mãos e dizem que é "por ali, e viras logo em baixo"). Uma senhora (gorda), pede, BI da mãe. Como não tinha, voltei mais tarde com o BI. E a senhora pergunta pelo bebé, na qual eu respondo que trouxe fotos (tinham dito que era com fotos)....afinal não é. Vou a casa, buscar o Gus, e o que me falta?! O papel de pedido de nacionalização do bebé.
Como?! Mas ele nasceu cá, é Moçambicano. Resposta: Não, não é, porque os pais não são. 
Fiz a cara mais séria e disse "e não falta mais nada?!"....senhora com cara de frete de atender uma pessoa que não sabe nada.

BI demora mais de um mes a fazer....e não há taxa de urgência.

Terceiro passo - fazer o passaporte. e tenho a sensação que deve ser mais ou menos como o segundo passo.


(nunca mais digam que Portugal tem burocracia )

Sem contar que cada papel que preciso, são em edifícios diferentes. E todos, mas todos explicam assim "vai por ali, vira na rua, desce e é perto da mangueira" (fazendo gestos onde tenho que virar).

4 comentários:

  1. De facto, de acordo com a constituição moçambicana, não é moçambicano. De qqr das formas, BI's rápidos são na fábrica que fica na baixa perto da comunidade maometana. O meu filho de 15 meses tirou o BI com 10 dias e ficou pronto 5 minutos depois e o passaporte ficou em 3 dias úteis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ália, a situação não é ser moz,mas sim ninguém explicar isso. Aceito que não seja moçambicano, mas para obter tal informação,tive que ir a 3 instituições diferentes.
      da fábrica já sei....estou à espera da "aquisição de nacionalidade."

      Eliminar
    2. Para questões de nacionalidade aconselho-te a ir à Conservatória dos Registos Centrais, não são dos piores.

      Eliminar
  2. Só quem mora no convento sabe o que lá vai dentro né???? Gabo-te a paciência!

    ResponderEliminar