terça-feira, 18 de novembro de 2014

O PPC...

"Quando lancei o primeiro PPC ninguém achou que estas siglas poderiam representar as iniciais do nosso primeiro-ministro. Foi há cinco anos. Sim, foi há cinco anos que, frustrada por só receber postais electrónicos impessoais pensei que giro que seria se voltasse a estar na berra o velho hábito dos cartões postais de Natal.
 E, imbuída no espírito natalício, pensei ainda que engraçado que seria se misturássemos o ressuscitar dos postais de Natal nas caixas de correio das nossas casas com uma espécie de amigo secreto.
Foi assim que nasceu o PPC- Polar postcrossing. 
A ideia é simples: os leitores deste blog inscrevem-se para participar nesta iniciativa fornecendo à dona deste blog os seus dados (nome, morada, o link dos seus blogs, se os tiverem) que, por sua vez, procede a um sorteio e faz chegar a cada participante o nome e morada do seu amigo secreto, para quem é responsável por escolher, escrever e enviar um postal de Natal. Em contrapartida, cada participante receberá, também, um postal na sua cauxa do correio, enviado por outro.
 Ao longo destes anos houve muitas histórias relacionadas com o PPC: leitoras jovenzinhas que nunca tinham recebido um postal de Natal físico e ficaram em euforia, pessoas que passaram um Natal triste por morte de familiares (eu própria) e a quem palavras bonitas escritas à mão trouxeram um bocadinho mais de luz, pessoas que liam os blogs umas das outras e que, de repente, se corresponderam pela primeira vez com nomes próprios e existências físicas, outras que se encontraram pessoalmente e ficaram amigas. 
Houve também algumas pessoas zangadas porque enviaram postais e não receberam e outras desnaturadas que receberam e nunca chegaram a enviar. Houve de tudo.
Mas houve, essencialmente, a preocupação com o outro, em oferecer-lhe tempo para comprar um postal ou fazê-lo com as próprias mãos, para lhe escrever palavras bonitas e ir aos correios despachar o postal.
 E se isto não é Natal, então, caraças, o Natal não vale nada!
Está lançado o período de inscrições do PPC 2014: bora lá!
Inscrições aqui
Informações, detalhes e regras aqui"
 
Ideia total da Ursa
 
Já me inscrevi, espero ansiosamente por um postal de Natal. E porquê? Porque me lembro na minha infância passar horas a colar selos para enviar todos os postais de Natal da UNICEF a todos os nossos amigos. E decidi iniciar a tradição. Há coisa melhor que este espírito?

3 comentários: