Quando nasce um bebé em Portugal, recebemos este tipo de mensagem:
"Olá eu sou o ..., nasci com ...kg. Os meus pais estão muito babados e eu sou muito sossegado"
(adoro a parte de ser a criança a falar...)
Aqui recebo a mensagem:
"já nasceu"
assim friamente, sem nomes nem o peso
Olá Vanessa. Continuo a ler-te apesar de não comentar. Quando vejo estes posts em que dizes que aqui é assim ou assado, acho graça e tenho vontade de te convidar para conheceres moçambicanos que não são nada assim... :-)
ResponderEliminarBeijinhos
Olá, Espero que continues a ler e a comentar. Convivo com moçambicanos normalmente, Gozo com eles assim como eles gozam comigo. É normal haver essas diferenças e é normal que comente. Neste post em particular, eles próprios dizem que as nossas mensagens são ridículas e eu concordo. Mas sim, há muitas diferenças, como por exemplo voces falarem com todos, e nós sermos educados a não falar. É normal. Gozo, assim como gozo com os portugueses, e ninguém me quer levar a conhecer portugueses. Sou assim. Gozo. E se deixar de gozar, deixo de ser eu.
EliminarE sim, há muita coisa diferente em nós e voces, e daí ter piada.
Olá Vanessa.
EliminarPelo teu comentário pareceu-me que ficaste irritada com a minha observação, que foi o mais inocente e simpática possível, sem qualquer traço de ironia! Como é evidente podes e deves continuar a comentar/gozar o que achas que deves, e quem te lê também pode e deve comentar o que acha que deve, não?
Não tens como saber, mas eu também sou portuguesa, sendo que a minha nacionalidade moçambicana é por naturalização, o que quer dizer que conheço bem os dois lados da moeda. Quer me parecer que é normal que ninguém queira te levar a conhecer portugueses pois és só e apenas portuguesa.
Quando digo que acho graça é porque no meio que eu vivo, e também tenho família moçambicana, as pessoas não agem como muitas vezes descreves, nem nos lugares que eu frequento é normal esperar 1 hora por uma refeição, seja a média de refeição 300,00 Mt ou 1.500,00 Mt. Acho graça pois, apesar de Maputo ser tão pequeno, vivermos em realidades que parecem tão distintas.
Beijinhos e bom FDS longo.
Ália
Ália,
Eliminarnada disso. A sério que não respondi mal. Le lá com outra motivação e vais ver que não escrevi nada brusco. De facto se pensares que escrevi irritada, interpretas desse modo. Mas agora dá-me uma hipótese...le de maneira simples e simpática. Normal. Estava apenas a explicar o meu ponto de vista.
Sim, de facto apanhamos muito tempo nos restaurantes, e só noto isso quando tenho cá visitas, porque eu nem noto.
Apesar de ser portuguesa, critico os meus, e os de cá. Assim como quando vivi na alemanha criticava-os. Não de modo negativo, mas sim da maneira diferente.
Espero que continues por cá. E que não vejas o blog como uma critica apenas a Mz...porqie não é de todo o meu objectivo
Os portugueses educados a não falar? São dos povos mais hospitaleiros e simpáticos, não concordo com a sua afirmação.
ResponderEliminarDeverá ter cuidado com estes posts em particular, pois acaba por fazer julgamentos pouco reais.
Boa estadia por Moçambique.
Caro Anónimo,
Eliminartem um esclarecimento da minha pessoa. Somos todos educados a não falar com estranhos. Se o anónimo for a um restaurante ninguém se cumprimenta, coisa contrária com moçambicanos que todos dizem um bom dia. É diferente, não é má educação, é apenas modo de viver. Quanto à hospitalidade, cá para mim, vivemos do passado. E quanto à simpatia, já lá vai, neste momento vivemos numa permanente depressão, num olhar cinzento constante, para grande pena minha, Porque se perdemos a alegria, perdemos a nossa identidade.
Continue a aparecer
Escreve aquilo que te apetece, só vem ler quem quer. Se não gosta que não leie! Ora bolas uma pessoa não pode escrever o que lhe apetece? Ainda por cima num blog que é dela própria! Enfim... Vejam se vão dar banho ao cão. Não gostam. Não apareçam. Tenho dito!
ResponderEliminar