quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Ajuda para potenciais expatriados

Como tem aparecido pessoas que pedem ajuda, e que querem saber pormenores de como se vive aqui, vou tentar fazer isto com juízo e o mais sério possível....

- Casal: se cada um ganhar 2000 dólares, começa a compensar. (mas não dá para luxos)
- Casa, aluguer custa em média 1500 dólares  e muitas precisam de obras. Podemos fazer acordo com o senhorio, todas as obras e melhorias são abatidas na renda. Eu tenho a renda mais barata, mas saí da zona de portugueses, e até não tenho uma má casa, mas não é de luxo. Eu explico, tive que pintar, comprar armário de cozinha, uma bomba de água, um esquentador, 3 ar condicionados, arranjar janelas e mesmo asso ainda precisa de uma ajuda do "querido mudei a casa".
- Acessórios para a casa, é tudo muito caro, todos os candeeiros, cortinas, lençóis, e toalhas trouxe de Portugal.
- Móveis são uma fortuna.
- Comida: é muito cara. Há de tudo mas é muito cara. Para 2 pessoas, gasto em média mais de 300 euros, e não compro tudo. Mas podemos ir à África do Sul comprar mensalmente e aí sim, compensa em muito aviar para um mês, como se fazia antigamente quando os hipermercados não eram muitos. A carne, leite, bacalhau são mesmo muito caros. Compro frangos caseiros, que para além de serem melhores, são mais baratos.
- Creche - as creches só aceitam a partir de um ano, e mesmo assim não são muitas. Sei de algumas que a qualidade até é muito boa, mas aqui todos adoptam por bábá até os 3 anos, e depois colégio.
- Escolas- as públicas são mesmo muito fracas por isso todos optam por particulares. Temos a escola portuguesa que pertence ao nosso ministério e que apesar de achar que é um pouco fraca de ensino é boa. Temos depois a francesa e a internacional que são boas, mas muito caras.
- Carro é necessário, porque não há transportes e andar na rua é algo impraticável.
- Saúde é para lá de cara. Sei que o hospital público é mesmo muito bom, mas nunca lá fui. Mas o privado, não tem assim tanta qualidade, e o conceito, é explorar ao máximo. convém termos seguro de saúde.
- Vistos.- ATENÇÃO- cada visto custa em média 350 euros por pessoa, e tem de ser renovado anualmente. Com o excesso de portugueses a chegarem com vistos de turista, há mais controlo. E dizem que este ano irá subir mais os valores dos vistos.

Atenção, há uma grande diferença do que dizem que vão ganhar e a realidade. e mesmo que assinem os contratos  há muitos que depois não respeitam o que acordaram.

Penso que aqui estão aqui o básico. Se mais alguém precisar de mais informações é só dizer.

Ps. pessoas que tenham convites de 1000euros, podem esquecer de vir. Não vão ter qualidade de vida, nunca poderão alugar uma casa, ter um carro, conseguir viver condignamente. 

1 comentário: