sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O pedido da Sakina

E assim num dia temos já 9 pessoas que aderiram ao pedido. Nem sei como agradecer.

Quanto aos que me disseram que transferiam o dinheiro, tendo em conta que estamos a organizar tudo, vamos esperar para que tudo esteja contabilizado para depois sabermos o dinheiro certo, não quero ficar com dinheiro que não é meu e abusar da generosidade de todos. 

Iremos esperar para termos umas 15 pessoas, para ver se conseguimos ter o dinheiro dos portes, pensamos que uma amiga de um amigo irá trazer gratuitamente. No entanto, iremos aguardar. Vejam se mais alguém está interessado na ajuda da nossa Sakina.

E para aqueles que já mostraram a vontade de ajudar, o meu muito obrigado, e prometo fotos do sorriso da Lídia, e do choro da Sakina.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Sobre o pedido da Sakina...

Ora bem, já recebi uma ajuda (obrigada Bob). O link http://www.ortopediacarlita.com.pt/index.php?page=shop.product_details&flypage=shop.flypage&product_id=230&category_id=84&manufacturer_id=0&option=com_virtuemart&Itemid=26

Preço 130 euros, se formos 13 pessoas fica a 10 euros a pessoa, e depois tentamos enviar por um despachante. Vamos a isso pessoal?!


oh oh oh...O pai Natal existe

Já todos sabem que acreditei no pai Natal durante muitos anos, e que vejam lá, não me fez mal nenhum. E sei perfeitamente onde esse senhor mora, no Polo Norte. Ou direi, morava, porque vi-o ainda hoje nas ruas de Maputo. É certo que estava mais magro, mais escuro, mas era ele, era mesmo ele, e a foto está aqui para provar. O pai Natal, mudou-se para África.


A Sakina...tem um pedido

Amigos e leitores,

tenho um pedido especial a fazer e vou tentar concretizar...

A Sakina é a nossa empregada, a Sakina tem três filhos,  a Laura 16 anos, a Lídia 12 anos e o Derson (penso que seja assim) de 9 anos. A Sakina tem dois empregos e o marido trabalha por turnos. Nós tentamos ajudar ao máximo, damos roupas, pagamos acima da média, e oferecemos muita comida. Em Outubro a Sakina fez a festa de dois filhos, numa só, e eu paguei grande parte.
O grande problema da Sakina, é ter a Lídia com paralisia cerebral, e quando todos acharam que devia abandonar a menina, ela assumiu e uniu-se ainda mais ao marido. O caso raro aqui é ela não ter sido abandonada pelo marido. Ambos trabalham, e tentam dar ao máximo a todos.

E aqui podemos entrar nós....queria oferecer uma cadeira de rodas à Lídia  Ela nunca sai de casa, está sempre na cama, ou por vezes mudam-na para uma cadeira, mas como não se aguenta, volta para a cama. A Sakina trata-a muito bem, e tenta dar-lhe o melhor, mas uma cadeira é muito cara para esta família. Alguém tem ideias para ajudar? Sei que Moçambique recebe anualmente cadeiras, mas que ninguém sabe para onde vão. Gostaria de oferecer, para que a Lídia possa ter mais liberdade, ser mais feliz, para que possa ser mais independente. Não sei o valor das cadeiras, e acho que não são vendidas aqui. Mas estou disponível para comprar na África do Sul, ou poder trazer de outros sítios.

Vamos lá pensar numa alternativa para esta família  A grande tristeza é que um deficiente aqui não tem qualidade de vida. E nós poderemos alterar pelo menos uma vida, uma vida que pode fazer toda a diferença.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Informação pública...

Vamos lá ajudar, não custa nada, e se todos ajudarmos, o ano pode tornar-se mais leve para algumas famílias.  Hoje eles, amanhã poderemos ser nós.
Vai ser o primeiro banco que vou faltar, mas ajudo por estes lados, em roupa e comida, e "quem dá o que pode, a mais não é obrigado". 



Pérolas


O melhor slogan de sempre "a beleza através da ciência..."

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Esta África que eu adoro


Sexta feira, hora de ponta, chega um camião, e decide fazer marcha atrás para entrar num armazém....e não houve um que refilasse.

Nessa a "enDIRADA"

É mesmo amigos...já tenho DIRE, diz que sou precária, mas já o tenho, em cartão todo giro. Agora é renová-lo por 5 anos e depois passar a permanente, e daqui a 10 anos já poderei ser moçambicana (algo ainda a pensar).


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Pérolas

Diz a minha mãe: "esqueci-me de trazer o presépio.."
Digo eu rápido "mas trouxeste o mémé?!"...todos sabem que nunca faço presépio (tenho medo da visão de um bébé semi nú, com animais à volta e receber visitas de todos), mas tenho desde sempre na minha lareira, todos os dias, o carneiro do presépio. Está velho, já tem as patas lascadas, não tem uma orelha, mas aquele objecto é sem sombra de dúvida importante para mim. Esteve na casa dos meus pais e durante muitos anos foi a única peça do presepio que tinhamos, por isso, foi comigo para a casa nova, e virá para Moçambique para poder continuar a fazer parte da nossa familia.

De Macaneta,,,,

Apanhamos um batelão bem velho, andamos num jipe bem radical, e o lodge era uma pedacinho do paraíso.
A praia era demasiado perigosa, por isso decidimos passar mais tempo na piscina. Ontem apanhamos mau tempo, e o dia foi perfeito a fazer sorna e a jogar UNO. Hoje ficou mais perfeito com o tempo, e lá fomos nós para a piscina.
Só saber que não temos horários, que não temos confusão, que não fazemos comida, é para mim as férias ideias...


Fotos, seguem-se quando carregar a máquina (sim, também não carrego esse objecto)

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Previsão para o fim-de-semana

O tempo não está bom, nem perfeito para a praia, mas vamos todos para Macaneta. Voltamos dentro de 3 dias com fotos e com cara mais descansada...


Até ao meu regresso!!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A visita à Igreja




Levei a minha mãe a esta igreja. Ela decidiu entrar, mesmo sabendo que não me agrada. Entrámos, ela lá se benzeu, e notámos que estava a dar missa (é assim que se diz!?). A minha mãe decidiu atravessar a igreja e ouvir o sermão, e dei por mim cá atrás a olhar para uns jovens que acabaram por me falar, sem saber se eram ex-alunos ou se estavam a dizer "bem vindas", por não pertencermos ali.
Lá demoramos uns minutos, tempo para a minha mãe por as rezas em dia, partimos, e diz "temos de vir aqui com mais tempo para ver tudo"...eu aposto que é para ter tempo para rezar aos 5 santos que estão lá dentro.

E não, não ardi. Sobrevivi às músicas, à reza, e aos olhares dos santos...

O tempo

Está há dois dias a chover. E está frio, assim de 25 graus, mas frio. E este fim- de-semana já tenho uma reserva para um sitio bonito com praia....

A frase mais ouvida por mim...

Ligam para mim, e os meus amigos e família  ouvem sempre isto:

"Olá, olha estou a ficar sem bateria..."

E já começo a ouvir: 
-"isso não é novidade" - B
- "andas sempre nisso" - Mãe
- "ainda não percebi porque que não carregas isso"...Ar


Sim, eu não ponho o telemóvel a carregar quando sei que não vai aguentar o dia seguinte. Penso sempre isto, "hum, não é suficiente para amanhã, por isso vou tentar não falar muito". E no dia seguinte, começo a ouvir o raio do objecto pelas 10 horas a queixar-se sem bateria, e tento render o peixe até as 8 da noite. 

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Mais amigas...

venham à amiga, venham....


(e comprei umas para o Ar, e duas para a mãe)

terça-feira, 20 de novembro de 2012

As acácias da rua...

Da minha sala vejo isto



A visão com grades não anima.
Mas assim já é uma grande visão.

(Fernando (da Laurinda) é assim que se lembra da cidade?!)

Ainda a dar explicaões

 A minha querida aluna tirou a foto sem dar conta, enquanto estava distraída a corrigir um trabalho...


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Amor é...




Partilhar a mesma caminha, a Jackie a dormir e o Scott a lamber por uns cinco minutos a focinho da amiga com um carinho difícil de explicar.

É Natal, é Natal...

Então nos últimos dias foi um grande reboliço....

Os meus pais chegaram, e após 10 meses de distancia, a ansiedade era muita.
Chegaram e com eles veio muito bacalhau, farinheiras, queijos, e esses....e muita, muita roupa nova e sapatinhos.

É com grande alegria que digo que os meus pais estão a adorar, e estão muito orgulhosos da minha casa e que estão completamente à vontade.
Digo também que a minha mãe já fala com os vizinhos e o meu pai já foi aos mercados à procura de peixe. 


Segue-se agora muito passeio, muita viagem e alguma praia para eles conhecerem este meu novo mundo. Até agora acham que a mudança foi positiva, só não gostam da distancia... 

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A melancia dos anos 80

Todos se lembram das antigas melancias, enormes, pesadonas e saborosas...

Hoje comprei isto...


Metade de uma melancia com quase 9kilos...

(o único senão, é não caber no frigorífico!)

Conflitos em Maputo

Pensavam que eram os únicos?!
Nah, hoje aumentou o preço dos chapas de 5mts para 9 mts. É um tremendo aumento, tendo em conta que a grande maioria apanha 3 chapas só para chegar ao trabalho, agora multipliquem por um casal.

Ainda pensámos que não haveria nada, mas depois começamos a ver muita gente na rua, noticias estranhas, até que vimos violência.
Começamos a ver as lojas fechadas, e decidimos ir comprar pão, leite, atum e fruta. Assim podemos ficar barricados por uns dias em casa.

Por agora temos confirmação de 1 morto, 2 maxibombos queimados, muita pedra atirada, e vários pneus queimados na rua.

Nós regressamos a casa, e teremos assim um dia de descanso, até que tudo esteja em paz, não voltamos a sair de casa.

Sobre as manifestações...

- Parece-me que a grande maioria estava lá mesmo para se manifestar, vi cartazes originais, grupos com tambores, e muita muita gente.
- Havia uns grupos que apenas queriam armar confusão, e não me parece que esse tipo de gente seja de facto afectado pela crise.
- Esse mesmo grupo incendiou grande parte das ruas da cidade.
- Vi a policia a atacar gente normal, não vi nenhum abusadores e dos que estavam de cara tapada a serem espancados.
- Parece-me que é desta que toda a rua de S. Bento ira ser alcatroada para acabarem com os apedrejamentos.


Pontos positivos: A grande maioria foi pacifica (aliás, como fomos sempre conhecidos)
Pontos negativos: Um grupo de cretinos conseguir estragar todo o objectivo da manifestação, porque no fim de contas vai ser isso que vão falar.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A humana que existe na Jackie


Reparem bem nas patinhas dela...sentada à senhora!!!

O mundo está perdido....

Apanhei isto na nossa magnifica televisão.
E ouvi esta pérola "o que podemos fazer para isto não acontecer!?"


Por isso já sabem dia 20 de Dezembro toca a fazer tudo o que queremos fazer, não comprar prendas antecipadas de Natal , e claro, não se esqueçam de comprar os terrenos na lua.

Adenda

Afinal os meninos da TAP, não fizeram greve porque simplesmente não havia voo. Peço desculpa "TAPeiros", afinal levaram as vinhetas no dia anterior.

Agora é ver se de facto há vinhetas para todos....

Aos meninos da TAP

Fizeram greve...Grandes sacaninhas!!! Sim sim, é mesmo com vocês. Precisava tanto do vosso profissionalismo, e vocês falham-me assim!? E pronto, agora é ver se o voo sai esta noite, senão, as vinhetas não chegam.

Ps- qual é a embaixada que deixa acabar as vinhetas para os vistos?! Se isto não é incompetência, não sei o que será...

Dia Mundial da diabetes

Toca toda a gente a vestir-se se azul. Hoje é o dia do meu pai e de muitos país por ai.

Por isso Paizix, toca a vestir um polo todo beto azul para andares a passear ai por essas bandas.

Um pedido muito especial.

Todos sabem que sempre fui a favor das greves, se bem que acho que agora não é o momento certo, mas quem sou eu para criticar, eu que saí do país, quando ele mais precisava do meu dinheiro.

 Bom, mas o que quero pedir é se alguns elementos grevistas possam abrir uma excepção para a greve, ora vejamos, preciso que toda a tripulação TAP de MPM-LIS não faça greve, para que as "tais vinhetas" cheguem a Portugal. Depois preciso que alguns elementos da carga façam o favor de descarregar esse avião e possam libertar a carga, segue-se alguém da embaixada que irá buscar a encomenda e posteriormente outro empregado fofo que irá colar a vinheta no passaporte dos meus pais. 

Sem isso os meus pais não poderão viajar, e querendo olhar apenas para o meu umbigo, eu preciso muito mais deles, do que uma greve precisa de 20 pessoas (no máximo) para que tudo funcione.


terça-feira, 13 de novembro de 2012

Esta África que eu adoro



Estas ruas que eu tanto gosto, aqui Av. Eduardo Mondlane.

As cores da natureza


Reparem bem nas cores. Pena que não se veja o brilho natural da planta!!

Ah Essa grande embaixada de Moçambique

Estou tão revoltada, tão irritada que só apetece telefonar para a embaixada de Moçambique em Lisboa.
Os meus pais compraram um bilhete de avião, entregaram os passaportes há cerca de um mês e hoje, chegaram lá e dizem "acabaram-se as vinhetas para os vistos". Até aqui tudo bem, nada de escândalo.  O grave da situação é que os meus pais já pagaram  visto e que viajam já no Sábado. 
Já me passei ao telefone, já disse que iriam pagar a viagem dos dois se  não cumprissem com os prazos e agora para melhorar a situação, amanhã há greve no nosso maravilhoso país e se os aviões ficarem parados, vai atrasar mais um dia.

Espera-se dias de angustia. Muitos nervos, muita chatice!


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Os Alemães...



Não percebo o porquê de a Alemanha tem de receber um video destes. Não entendo mesmo.

Também não entendo o ódio à Angela Merkl. Não entendo. Gastámos mais do que devíamos, tornámo-nos fúteis,  fizemos vida de ricos quando não passamos de uns miseráveis. Continuamos incultos, analfabetos e com prioridades erradas e agora a senhora é que paga?! Ela tem apenas o país com grande estabilidade e uma das grande potencias do mundo-. Morei lá, adoro o país, tem aspectos negativos e positivos, assim como qualquer nação. Mas digo-vos, a nível de ensino temos ainda muito que aprender com eles, oh se temos.
Não vejo ninguém a odiar o marido/esposa porque fez créditos para irem de férias. Não vejo ninguém a deixar de comprar roupa para aumentar a poupança. Vejo sim a reduzirem na comida, porque isso não dá para viverem de aparências. Continuem a comer ovos, atum, sopa e pronto, já gastam em férias, carros e telemóveis.
Agora não venham culpar a Angela, a mulher só está a fazer o que tem de fazer, obrigar a pagar, ora essa!

Porque pode ser uma ajuda...



É pena que este anuncio já venha tão tarde, muitos já estão a sofrer pela coragem que tiveram ao sair do pais. 

Aqui falam do EURES, supostamente a instituição que tem vagas para trabalharmos na Europa, eu tentei, enviei Mails e consegui mais rapidamente resposta do país destino do que em Portugal. Ainda hoje passado mais de um ano, não recebi um único mail, e tem de ser através do Site, não podemos falar directamente com os outros países.


domingo, 11 de novembro de 2012

O fim de semana

Fomos a Nelspruit,

Touxemos o carro cheio de coisas, vendo assim já tudo arrumado não parece de facto muito, mas o valor foi muito alto.

Ficámos lá uma noite, o que ajuda a descansar e conseguir ir a todos os lados sem andar a correr...

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Amor é...

Chegar a casa e ter esta prenda à minha espera!!!


Isto é mesmo assim????


Sou sincera, não tenho visto noticias, e estou um pouco a leste da economia do país...mas isto é verdade? Já tinha comentado que nos últimos tempos as reportagens de economia estavam um pouco acima do meu conhecimento, falam em siglas e não percebo a grande maioria. Sim, eu admito que não percebo. E aposto que como eu há uma grande percentagem de pessoas que também não entendem... 
Mas é mesmo assim? Os cortes vão ser desta forma? Desta grandeza?! 

Sinceramente penso que cada vez mais fiz bem em dar o passo para fora de Portugal. Não desejo nada de mal ao país, muito menos a que lá vive, mas penso que este cenário não irá mudar em 10 anos, por isso poderemos dizer que vivemos toda a nossa vida numa "permanente crise"... 

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O Natal está a chegar...

Ou direi antes, a minha mãe está a chegar, e desta vez em forma de Pai Natal, com tantas coisas novas que até tremo só de pensar...

O meu Natal vai ser já daqui a uma semana, e o vosso?!

A casa...

Pois é, depois de uma grande remodelação na casa, ontem foi a vez da cozinha. Não está como realmente quero, mas ao menos já tenho gavetas, e locais para arrumação com portas.
Com esta nova compra dou por terminado todo o investimento da casa. Agora venham os investimentos das viagens, que isso sim é importante.



quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Pérolas visionárias...


As dores de rins...

Ontem com o aumento de dores, e com a dificuldade de ficar sem me contorcer lá fui eu ao Hospital...
Não deu infecção, mas algo é, tendo em conta as dores, por isso tenho os "tira dores" para todas as horas a acompanharem-me!!! 

Por hoje fico em casa para melhorar, trabalhar em casa portanto!

terça-feira, 6 de novembro de 2012

De modos que hoje estou assim...

Com cólicas renais, não me sinto bem. Só me apetece ficar em casa, assim sossegada, mas não, toca a ir para reuniões marcadas há mais de uma semana...

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Pérolas visionárias...

"IGREJA MONTANHA DE FOGO E DOS MILAGRES"

Ps- todos sabem que não sou a pessoa mais crente do Universo, no entanto, não acham que estão a abusar?! O que será este tipo de igreja?! Se ler a biblia já foi para mim um acto de coragem, tendo em conta o terror que aquilo representa, ir a uma igreja que tem como símbolo uma montanha a arder, não abona a favor dos crentes....digo eu....

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Duas meninas...

Estas duas meninas vestidas de capulana são gémeas, quando as vi só tive vontade de as trazer para casa, de cuidar delas, de lhes dar educação e saúde...mas depois pensei, e caí na real, não posso fazer isso a cada criança que passa por mim...